"Boa-tarde, Sandra, preciso muito da sua ajuda. Sou uma mulher bonita, tenho 45 anos, divorciada e sem filhos. Quero muito viver uma história de amor, mas nada dá certo. Os homens não querem mesmo nada. Não querem compromisso. Arrumam mil desculpas para que tudo fique como está. Quero um relacionamento sério. Quero me casar de novo. Não sei mais o que fazer."
Estela, eu recebo muitos e-mails de leitoras e leitores com a mesma queixa. Os homens não querem compromisso. Ou as mulheres não querem compromisso.
Então, como você pode observar, não dá para generalizar. Não dá para julgar e condenar a todos e todas que não dão certo em suas relações.
Como sempre afirmo, não podemos, mesmo, mudar ou transformar o outro. Não podemos tampouco fazer com que nos amem, nos escolham, nos acolham, nos carreguem.
É, a vida, as relações não são assim.
Relacionar-se com outro demanda troca, escolha, compromisso, sonho. Demanda o encontro de dois inteiros, íntegros e que decidem em conjunto experimentar. E, nesse caso, deve haver espaço para o crescimento mútuo e também para a felicidade.
Quando estamos assim, somos leves, a relação se torna possível e tudo acontece. Quando mudamos a ordem das coisas — por exemplo, queremos mais a relação do que o outro, mais a família do que o outro, mais o romance do que o outro —, fica tudo mais difícil, mais complicado.
A sensação que passamos é que estamos com duas algemas nas mãos, prontas para prender e restringir o outro em tudo o que sonha e faz. E isso é insuportável. Não sei se é esse o seu caso, mas a convido a olhar primeiro para você. Buscar a felicidade dentro. Buscar a realização nas coisas que faz, que te dão prazer.
Depois, incluir ou não outro será uma decisão, uma escolha, e não um desespero, uma necessidade.
Espero que funcione.
Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.
Dúvidas sobre relacionamentos? Envie para s2maia@yahoo.com.br que elas poderão ser comentadas aqui no blog
Mais informações sobre a autora no www.sandramaia.com